Cumprir as normas Brasileiras de contabilidade é um dever de qualquer empresário, porém, sabemos que não podemos fingir que essa é uma tarefa fácil. Para que nenhum erro acabe passando, quando o gestor trabalha sozinho, ele precisa atuar diretamente na gestão financeira e contábil do negócio, mal tendo tempo para a realização de outras tarefas.

Por isso, a auditoria existe. Esse é um serviço que possui o objetivo de verificar, cuidadosamente, cada uma das documentações da empresa e averiguar se as informações estão de acordo com o que é exigido pelo fisco ou não.

Profissionais da área de contabilidade já estão acostumados com essa tarefa, por isso, é muito melhor ter um profissional ao seu lado, do que tomar todo o cargo para você e acabar correndo o risco de sofrer com inconsistências, no futuro.

Outra coisa importante de se ter em mente é que o serviço não deve ser utilizado apenas quando as coisas não vão bem.

Conforme declarado no Artigo 11.638, Artigo 3, grandes empresas devem, por lei, fazer auditorias:

Art. 3º. Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.

E por que? Justamente porque o objetivo dela é garantir a autenticidade dos registros, dar credibilidade às demonstrações financeiras e ter meios de identificar problemas no sistema de controle da sua empresa, além de fazer recomendações para melhorias ou ajustes para que tudo fique conforme exige a lei.

E, por mais que não seja uma obrigatoriedade para pequenas empresas, ela ainda se faz muito necessária para encontrar gargalos em processos e possuir relatórios que contribuem para tomadas de decisões e melhorias.

Não espere o problema bater à porta, conte com a T2Brasil para estar ao seu lado!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens no blog e nos siga nas redes sociais.