A holding é uma estratégica de proteção patrimonial para bens particulares ou empresariais que traz vantagens tributárias para seus usuários, porém existem alguns erros, muito comuns e fáceis de serem cometidos por quem não possui muita experiência no assunto, que podem revogar todos esses benefícios.

No artigo de hoje, relembraremos o que é uma holding e falaremos mais sobre 3 erros que não podem, em hipótese alguma, serem cometidos.

O QUE É HOLDING?

Primeiramente vamos relembrar o conceito desse serviço. O termo holding vem no inglês “to hold”, que significa, em tradução literal, “segurar”. Isso se dá pelo fato de que o intuito do serviço é realmente segurar os bens para si de uma forma mais protegida e que garanta benefícios. Ou seja, ela cria um tipo de blindagem patrimonial em cima dos seus bens e, assim, evita que dívidas pessoas ou brigas entre sócios afetem esse patrimônio.

Existem ainda diversos tipos de holding com finalidades um pouco diferentes uma das outras, mas que ainda consistem no mesmo objetivo final, mas hoje vamos focar na holding familiar, que tem como principal objetivo proteger os bens da família.

Nessa modalidade, após a morte da pessoa que possui os bens, eles já estão separados de acordo com a sua vontade para ser distribuídos entre os herdeiros e também dispensa a necessidade de um inventário.

Vejamos agora quais são os erros que você NÃO PODE cometer.

NÃO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Não investir em um planejamento estratégico para a criação da sua holding é algo que não pode acontecer, pois todo o esforço para conseguir benefícios pode ser em vão.

O processo de constituição de uma holding é completo e precisa da atenção de diversos setores para que seja feito corretamente, por isso o mais adequado é ter uma empresa especializada ao seu lado, para colaborar com esse planejamento e sua criação.

Um exemplo claro do que pode dar errado nesse sentido é que, caso haja qualquer erro, a sua proteção patrimonial pode ser considerada inapta por confusão patrimonial ou desvio de finalidade.

NÃO FAZER UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE.

É preciso ter em mente que a holding não é para qualquer um. Mesmo que ela forneça muitos benefícios, ela ainda é um processo custoso e que deve ser avaliado com cuidado para saber se realmente vale a pena ou é preciso procurar outra solução.

Na criação desse trabalho você precisará contratar profissionais como advogados, contadores, administradores, além de pagar impostos, taxas e emolumentos, então uma análise de viabilidade de custos é essencial antes de fechar o contrato para iniciar o serviço.

NÃO ALINHAR COM OS SÓCIOS OU FAMILIARES.

Algumas holdings podem acabar perdendo o seu sentido e eficácia após o falecimento do principal gestor, pois não houve transparência e organização com os sócios e familiares durante os processos iniciais.

Isso não pode acontecer, porque um dos principais objetivos é justamente evitar conflitos em relação aos bens para os herdeiros e, caso não haja uma conversa e concordância entre eles para a criação da holding, ela pode não servir de nada no futuro.

É através de um contrato social que as holdings são definidas e, por isso, todos os envolvidos precisam estar presentes e cientes do que estarão aceitando daqui para frente.

Agora que você já conhece mais sobre as holdings e os erros que não pode cometer, caso esteja interessado no serviço, conte com a T2Brasil.

Para mais conteúdos explicativos como esse, continue acompanhando o nosso blog e nos siga nas redes sociais.