T2brasil fecha parceria com a Associação Comercial de São Paulo para Comércio Exterior.

A contabilidade é extremamente importante no comércio exterior, pois é ela quem permite o registro e controle de dados financeiros e contábeis das operações comerciais realizadas entre empresas de diferentes países.

Isso inclui a identificação de impostos, taxas e tributos incidentes sobre as operações, conversão de moedas estrangeiras, contabilização de custos e despesas relacionados à importação e exportação, entre outros aspectos importantes para o dia a dia dessas negociações. Ela também é a principal responsável por garantir o cumprimento das obrigações legais e fiscais, evitando problemas com órgãos regulatórios e fiscais nacionais e internacionais.

A verdade é que a contabilidade possibilita uma visão clara e precisa da situação financeira da empresa no comércio exterior, facilitando as tomadas de decisões de forma estratégicas, definindo de metas e objetivos de negócio a fim de maximizar os resultados financeiros e minimizar os riscos envolvidos nas operações.

E agora, você pode contar com a T2Brasil, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, para te auxiliar nas decisões relacionadas a esse tipo de serviço, por meio de uma consultoria completa em todos os âmbitos que englobam o comércio exterior.

Dessa forma, você pode continuar tranquilo, cuidando do que realmente importa para o dia a dia da sua empresa, enquanto nós ficamos com a parte burocrática, trabalhando constantemente para oferecer sempre os melhores resultados para você.

A Associação Comercial de São Paulo

A ACSP é a mais antiga entidade de classe da cidade de São Paulo, com uma história de 128 anos, que sempre pensou no futuro dos empreendedores. Eles estiveram presentes ativamente na luta por menos burocracia, redução da carga tributária, difusão do crédito para as pequenas empresas e também na criação de políticas públicas que estimulem os negócios.

Nos últimos anos foram responsáveis por criar uma série de serviços para capacitar e facilitar a vida dos empreendedores, lançando a Faculdade do Comércio (FAC), desburocratizando a oferta de crédito com o ACCrédito e ajudando micro e pequenos empresários a darem os primeiros passos no e-commerce no Brasil.

VANTAGENS DE POSSUIR UMA ASSESSORIA EM COMÉRCIO EXTERIOR:

Redução de riscos: Iremos te auxiliar na identificação e gestão dos riscos associados às importações e exportações, como: riscos financeiros, jurídicos, operacionais e logísticos, tornando possível minimizar perdas financeiras e garantir maior segurança para as transações comerciais.

Profissionais Especializados: A T2Brasil conta com profissionais com amplo conhecimento das leis e regulamentações do comércio exterior, além das normas de importação e exportação, procedimentos aduaneiros e outros aspectos importantes para o sucesso das operações comerciais.

Otimização de resultados: Trabalharemos visando maximizar os resultados financeiros das operações comerciais do seu negócio, identificando novas oportunidades e melhores condições de negociações, além da redução de custos e aumento da competitividade da sua empresa no mercado internacional.

A T2Brasil está à sua disposição!

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Quem precisa declarar e pagar o Imposto de Renda 2023?

Começamos mais um ano e com ele vem os deveres para com o Governo. Um dos mais conhecidos e comentados anualmente, com certeza, é o Imposto de Renda, porque apesar de ser uma obrigação para grande parte dos cidadãos do nosso país, ele está sempre passando por mudanças e isso pode gerar um pouquinho de confusão.

Portando, visando ajuda-los a ter uma visão mais claras de quem precisa, ou não, fazer a declaração neste ano, preparamos esse artigo.

Continue acompanhando para conferir!

Para o IRPF em 2023, são obrigados todos os que, em 2022, obtiveram renda de acima de R$28.559,70 no ano, ou ganharam mais de R$ 40mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte.

Cabe salientar que, apesar de em 2022 você não ter obtido uma renda acima R$28.559,70 no ano, você pode sofrido alguma retenção na Fonte do IR. Logo, para haver a restituição deste valor pelo fisco, é preciso transmitir seu IRPF2023 com os valores recebidos e retidos para a devida restituição.

Também são considerados requisitos:

Rendimentos de atividade rural:

  • Obteve receita bruta anual decorrente de atividade rural em valor acima do limite (R$ 142.798,50);
  • Pretenda compensar prejuízos da atividade rural de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário.

Bens e direitos acima do limite:

  • Teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro do ano-calendário, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior ao limite (R$ 300.000,00).

Investimentos:

  • Realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Outros:

  • Passou à condição de residente no Brasil, em qualquer mês do último ano.

Quem NÃO precisa declarar o IRPF em 2023?

  • Aqueles que não se enquadram em nenhuma das situações acima;
  • Aquele que conste como dependente em declaração apresentada por outra pessoa física, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, caso os possua;
  • Pessoas que tiveram a posse ou a propriedade de bens e direitos, inclusive terra nua, quando os bens comuns forem declarados pelo cônjuge ou companheiro, desde que o valor total dos seus bens privativos não exceda o limite em 31 de dezembro.

Para mais informações, conte com a T2Brasil.

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Sinais de que está na hora de contratar uma Assessoria Financeira.

A contratação de assessorias de diversos tipos é algo extremamente comum do mundo empresarial, principalmente porque, em meio a tantas demandas e reuniões, fica quase impossível que o CEO consiga dar conta de resolver tudo sozinho e ainda analisar montanhas de documentos e mudanças nas leis, que ocorrem o tempo todo.

Porém, quando falamos desses serviços, um dos mais conhecidos é o de Assessoria Financeira, extremamente importante para ajudar as empresas a controlar seus gastos, ter noção do fluxo de caixa, saber se está gastando mais do que devia ou se pode fazer investimentos, entre diversas outras questões.

Por isso, viemos hoje listar alguns sinais que você precisa se atentar, caso ainda não tenha uma assessoria ao seu lado, para realizar a contratação e se livrar de uma vez desse serviço, deixando-o nas mãos de uma equipe experiente, como nós, da T2Brasil.

Quando devo procurar uma assessoria financeira?

•    Suspeita dos números:

Se você está estranhando os números de entrada e saída do seu negócio, esse é o momento perfeito para contratar a assessoria. Nesse caso, ela terá o foco de colocar ordem na casa, ajudando a entender onde estão as falhas do processo e criando meios estratégicos para manter a organização e voltar os valores ao seu estágio normal ou ainda melhor.

•    Perdas desnecessárias:

Notou que seu negócio está gastando demais, inclusive com impostos? Então está na hora de fazer uma análise de risco e avaliar o que pode ser feito para ter o mínimo de perdas possíveis. E como podemos fazer isso? Com a assessoria financeira! Além de todo o trabalho de análise dos gastos da empresa, nesse caso, ainda podemos fazer uma pesquisa mais ampla sobre as taxas e impostos cobrados, tentando encontrar a melhor maneira de ter maior lucratividade.

 •    Dificuldades Financeiras:

As atividades de uma empresa sempre possuem pontos altos e baixos durante sua história, é normal! O importante mesmo é que você, como CEO, mantenha a calma e tenha ao seu lado um parceiro de confiança que irá te ajudar nas tomadas de decisões, a fim de melhorar a situação financeira e voltar a lucrar, mesmo que há longo prazo.

 •    Quando está tudo bem:

É de se estranhar, mas garantimos que um dos melhores momentos para contratar a assessoria é justamente quando tudo parece estar funcionando perfeitamente bem na empresa. Isso porque, com a ajuda de uma equipe experiente, é possível detectar gargalos que passam despercebidos e até mesmo trabalhar com foco na maximização dos resultados, criando uma estratégia para aumentar o lucro e o sucesso do negócio.

•    Quando você pensa em vender a empresa:

Nesse momento, o serviço de assessoria financeira é essencial para ajudar sua empresa a fazer a melhor avaliação de mercado. Afinal, não podemos vender um negócio de sucesso para o primeiro grupo que aparecer querendo compra-lo, né? É preciso fazer uma análise completa, pontuar os benefícios e os ricos e, aí sim, criar uma proposta completa e que atenda às necessidades e interesses de todos.

Com isso, é possível perceber que a assessoria financeira pode estar presente em diversos estágios da vida de uma empresa, seja nos melhores momentos, ou naqueles em que ela está passando por alguma dificuldade.

E se você realmente se preocupa com a saúde financeira do seu negócio, o que temos certeza de que a resposta é sim, então você precisa conversar conosco e entender melhor os motivos de sermos os parceiros ideais para estar ao seu lado.

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Você sabe o que é planejamento estratégico? Faça o seu respondendo 3 perguntas!

O Planejamento Estratégico é uma parte importantíssima do processo de criação de uma empresa, o problema é que, apesar de ser muito falado em meio aos empreendedores, são poucos aqueles que realmente colocam em prática e, por isso, muitas vezes, a empresa não consegue alcançar os resultados necessários para continuar de pé.

Segundo pesquisa do IBGE, de 10 empresas que abrem anualmente no Brasil, seis fecham antes de completarem cinco anos de vida, porque não possuem estratégias para passar por crises ou reverter danos.
Portanto, sugerimos que você continue lendo ao artigo de hoje e, a partir dele, conheça um pouco mais sobre a importância do planejamento e seus benefícios.

O que é o Planejamento Estratégico?

Vamos começar pelo simples: o que significa planejar? Nada mais, do que traçar um plano para alcançar um objetivo. E a estratégia é a parte em que exploramos as condições e meios necessários para a ter sucesso.

Partindo desse princípio, o Planejamento Estratégico de uma empresa consiste na criação e execução de ações que levem sua empresa a alcançar o que foi proposto no início do projeto, com foco no sucesso empresarial.

Esse plano deve ser feito anualmente ou, até mesmo, mensalmente, para garantir que tudo ande conforme o planejado e as pessoas responsáveis pelas tomadas de decisões estejam cientes de que caminho devem seguir.

Mas por onde devo começar?

Para possuir um caminho traçado em sua mente, primeiro você deve se fazer 3 perguntas essenciais:

  • Onde minha empresa está?
  • Onde eu quero que ela chegue?
  • Como eu faço para chegar lá?

Após analisar esses três pontos, devemos analisar a cultura organizacional da empesa, presando suas regras e seus valores, para traçar um plano de ação que torne esses pontos mais fortes diante do mercado e de seus possíveis clientes.

Outros pontos importantes a se avaliar durante essa análise, são:

  • A missão da sua empresa: por que ela existe? O que ela se compromete a fazer?;
  • A visão: em qual patamar você espera que ela esteja no futuro;
  • Os valores: como você espera que seus colaboradores se posicionem; e
  • Análise SWOT: entender quais são os pontos de força, as fraquezas, oportunidades e ameaças para sua empresa.

É claro que fazer tudo isso sozinho demanda muito tempo e atenção, além de não ser nada fácil, por isso, a T2Brasil está aqui para te ajudar.

Não existe uma receita de bolo para esse processo, mas sim, um trabalho de muita análise e pesquisa, para construir um método de trabalho que sustente o seu negócio e faça-o crescer.
Conte conosco para sermos os parceiros da sua empresa!

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Saiba tudo sobre a Razão Social.

Sendo novo ou não no mundo empresarial, você com certeza já ouviu falar de Razão Social. Mas você sabe o que ela é e para que serve?

Hoje iremos explicar para você, de uma forma simples e descomplicada, para que você conheça um pouco mais sobre o mundo dos negócios e dê os primeiros passos para a abertura da sua empresa.

O que é Razão Social?

A Razão Social é a denominação social do seu negócio, o nome que estará presente em todas as documentações importantes para sua empresa, tais como contratos, extratos, notas fiscais, entre outros.

Ela está diretamente ligada às atividades que a empresa exerce, não necessariamente precisando ser a mesma do nome fantasia. Por exemplo, o nome fantasia da sua empresa pode ser “X” e, se você estiver dentro do regime da MEI, obrigatoriamente, sua razão social será o seu nome completo, seguido do CPF.

O processo de escolha ou formalização dessa Razão Social se inicia logo na abertura da empresa, onde realizamos a legalização dos registros no cartório ou Junta Comercial.

Posso trocar a minha Razão Social no futuro?

Pode!

Mas todos os documentos registrados de sua empresa deverão ser refeitos com a nova razão social para que sejam válidos novamente.

Além disso, os registros também deverão ser feitos, desde o contrato social, até o certificado digital utilizado pela sua empresa.

Para saber qual a melhor escolha a fazer neste momento, é importante que você conte com um especialista no assunto e para isso você pode contar com a T2Brasil.

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Principais diferenças entre os regimes ME e EPP.

Quando chega o momento de escolher o regime tributário da sua nova empresa, muitas dúvidas podem aparecer. Mas é importante que você saiba que, nesse processo, devemos analisar vários pontos que vão muito além de apenas o porte da empresa, como por exemplo qual o tipo de Pessoa Jurídica e atividade econômica que será exercida.

Mas antes, vamos entender o que é cada um desses regimes, separadamente.

MICROEMPRESA (ME)

A Microempresa possui um limite de faturamento de R$360 mil por ano e pode ser implementada no Simples Nacional. Além disso, empresas inclusas nesse regime possuem o benefício de arrecadas todos os seus impostos em uma única guia (DAS) e pagar taxas menores ao Governo.

EMPRESA DE PEQUENO PORTE (EPP)

A Empresa de Pequeno Porte possui um limite de faturamento de até R$4,8 milhões por ano e também podem ser implementadas no Simples Nacional, tendo os mesmos benefícios do modelo acima, como pagamento de impostos em uma única guia (DAS) e diminuição de pagamento de taxas ao Governo.

Porém, existem alguns tipos de atividades comerciais que não podem se enquadrar nesse modelo de tributação do Simples Nacional, como empresas de bebidas alcoólicas e relacionadas ao setor financeiro.

Mas olhando assim, os dois regimes parecem realmente muito parecidos, não é?
Então quais são as diferenças entre o ME e o EPP?

Simples! As diferenças estão realmente no tamanho da sua empresa e na quantidade de faturamento anual que ela pode alcançar.

As semelhanças são realmente mais fortes do que as diferenças, mas elas ainda merecem atenção especial na hora de escolher qual a melhor opção para o seu negócio.

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Já ouviu falar de contabilidade gerencial? Sabe quais os seus benefícios?

Cuidar da contabilidade é o segredo para um negócio de sucesso!

Warren Buffett, um dos homens mais ricos e o investidor mais famoso do mundo, afirmou que “a contabilidade é a linguagem dos negócios, sem ela, você nunca vai ser um empresário ou investidor bem sucedido”.

Entre os principais benefícios da contabilidade gerencial, podemos citar o aumento da eficiência, porcentagem de lucros, previsão financeira, auxílio na tomada de decisões estratégicas e o controle de desperdícios.

Nem sempre as empresas possuem conhecimento ou tempo para lidar com a rotina e questões contábeis, nesses casos, é altamente recomendado contratar uma consultoria contábil.

Conforme informamos no artigo anterior, a consultoria contábil auxilia na manutenção e expansão das atividades empresariais, com técnicas muito bem desenvolvidas de controle e planejamento nas áreas de gestão financeira, planejamento tributário e rotinas trabalhistas.

Dentre as vantagens deste serviço, podemos citar:

  • O controle da saúde do negócio reduz os riscos de endividamento ou falência. Todos os dados financeiros, administrativos, patrimoniais, de gestão de estoque e planejamento tributário serão analisados e bem direcionados.
  • Com o controle das finanças, fica mais fácil tomar decisões estratégicas que beneficiam a gestão como um todo, planejando o futuro com segurança.
  • Organização de toda a documentação e histórico administrativo. Manter a inscrição cadastral e contrato social em dia.
  • Auxilia no uso inteligente dos recursos. Investir na empresa de forma estratégica de acordo com as suas necessidades.

A contabilidade é o começo, o meio e a razão, quando bem utilizada, para não existir um fim! Está junto na estruturação do negócio, faz tudo acontecer e é a responsável por cada novo passo.

Quer contratar uma empresa qualificada nesse segmento? Fale conosco.

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Como você pode obter ainda mais resultados com a assessoria contábil?

A assessoria contábil auxilia na manutenção e expansão das atividades empresariais, com técnicas muito bem desenvolvidas de controle e planejamento nas áreas de gestão financeira, planejamento tributário e rotinas trabalhistas.

Confira os benefícios da contratação desse serviço:

  • O controle da saúde do negócio reduz os riscos de endividamento ou falência. Todos os dados financeiros, administrativos, patrimoniais, de gestão de estoque e planejamento tributário serão analisados e bem direcionados.
  • Com o controle das finanças, fica mais fácil tomar decisões estratégicas que beneficiam a gestão como um todo, planejando o futuro com segurança.
  • Organização de toda a documentação e histórico administrativo. Deixar a inscrição cadastral e contrato social em dia.
  • Auxilia no uso inteligente dos recursos. Investir na empresa de forma estratégica de acordo com as suas necessidades.

Você precisa de um direcionamento nas suas questões contábeis ou administrativas?

Pode contar conosco!

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Você sabia da “desconsideração da personalidade jurídica?”

Por Clovis Alberto Trotti

A EMPRESA não se mistura com a pessoa física dos SóciosIsto é, “ O patrimônio da pessoa jurídica não se confunde com os das pessoas físicas que as compõe, através do princípio da autonomia patrimonial.
Porém, esta “proteção legal”, pode ser desconsiderada em alguns casos especiais. Resumimos, portanto, as seguintes situações:

  • CONFUSÃO PATRIMONIAL: Ocorrerá quando não for possível estabelecer claramente o que é da sociedade e o que é dos sócios e também quando ocorrer a dissolução irregular da pessoa jurídica, quando desaparecem os sócios e os bens e remanescem os débitos.
  • DESVIO DE FINALIDADE: Seu uso nem sempre atinge as finalidades a que se destina originalmente quando de sua criação. Assim quando uma pessoa jurídica for utilizada para fugir de suas finalidades, como para lesar terceiros, lavar dinheiro, etc., sua personalidade pode ser desconsiderada imputando a responsabilidade aos sócios e membros integrantes da pessoa jurídica.
  • ABUSO e ou FRAUDE: Quando houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.
  • MÁ ADMINISTRAÇÃO / FALÊNCIA: A desconsideração também será efetivada quando houver falência, má administração (estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração).

    Fonte: Código de Defesa do Consumidor art. 28., artigos. 134VII e 135III, do Código Tributário Nacional, Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em seu § 2º art. , Código Civil  art. 50 
     *empresas LTDA.,  S/A ou EIRELI.

Toda semana nós vamos trazer conteúdos e conceitos importantíssimos para você, empresário.

Entre em contato com a T2BRASIL Assessoria Empresarial e Contábil, agende uma reunião para tomarmos aquele “cafezinho gostoso”!  Iremos orientar você de forma personalizada a obter, o melhor aproveitamento de sua nova empresa, considerando todos os fatores societários e tributários para o seu negócio.

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O que é Trespasse?

É a transmissão de um estabelecimento comercial de um proprietário para outro, em sua integralidade. Vejamos o que envolve:

  • INCLUI: todos os bens corpóreos e incorpóreos: Ativos (Carteira de Clientes, Contas a Receber, Imobilizado, Estoques, Marcas e Patentes, Ponto Comercial, Luvas, etc.) – Passivos (Contas a Pagar, Folha, Empréstimos, Passivos Trabalhista, Tributário Contingencial, etc.)
  • CREDORES: Exige a quitação de todos os credores ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação.
  • PUBLICAÇÃO: Só produzirá efeito após o Registro Público de Empresas Mercantis, e de publicado na imprensa oficial. ” (Portanto, Contratos de “gaveta” são NULOS).
  • RESPONSABILIDADE DOS DÉBITOS ANTERIORES À TRANSFERÊNCIA: O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados e demonstrados.
  • SOLIDARIEDADE DO VENDEDOR: O devedor primitivo estará solidariamente obrigado pelo prazo de um ano;
  • AÇÃO DE REGRESSO: Quanto aos débitos trabalhistas e fiscais, restará ao adquirente o regresso contra o vendedor.
  • PROIBIÇÃO CONCORRÊNCIA: 5 anos- O alienante fica proibido de fazer concorrência no mesmo ramo de negócio – (exceto, se houver autorização expressa)
  • CONTRATOS DE TRABALHO (Folha de Pagamento): A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados, que terão todos seus direitos e deveres contratuais mantidos.
  • CONTRATO DE LOCAÇÃO DO ESTABELECIMENTO: Exige-se o consentimento prévio e por escrito do proprietário do imóvel.

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